Historia, Cidade de Guaruja
Portal VTN - Hotéis e Pousadas
Historia - Hotel Litoral Sul
Hotel Litoral Sul
Os habitantes primitivos da Ilha, de aproximadamente 3.900 anos atrás, eram os Homens dos Sambaquis, semi-nômades, viviam da coleta de alimentos, de caça e principalmente dos produtos do mar. Não conheciam a agricultura. Os Sambaquis existentes na Ilha foram destruidos para a construção de estradas e construção civil, eram montes formados por acúmulos de conchas , provávelmente construidos para enterrar os mortos, ou para rituais religiosos ou rituais festivos. Os índios Tupi originários da Ásia, cerca de 2000 anos atrás não moravam na Ilha mas vinham aqui tomar banho de mar e apanhar sal. Moravam no Planalto, hoje São Paulo. Os Tupi deram o nome: Ilha de Guaibê ou Guaru-ya. Guaibê significa Lugar


Hotel Litoral Sul

de Carangueijo (Azevedo Marques) ou Cipó de Amarrar (Gaspar Soares de Souza), Guaru-ya significa Passagem Estreita (João Mendes de Almeida) ou Viveiro de Sapos ou Rãs (Frei Gaspar da Madre). Os primeiros colonizadores portugueses ao chegarem a região trouxeram outra pronúncia ao nome Guaru-ya, que passou a ser Guarujá. José Adorno, ao construir uma capela em 1544 na região, em homenagem a Santo Amaro, deu o nome definitivo a Ilha que abrigava Guarujá.

Cronologia Histórica da Ilha de Santo Amaro


1502 - Expedição de Gaspar Lemos ou André Gonçalves, trazia Américo Vespúcio que avistára a Ilha Guarujá, indo em direção a Ilha Goiaó, atual São Vicente.
1532 - Expedição de Martin Afonso de Souza chega a São Vicente, juntamente com Pedro Lopes de Souza.
1540 - Fundação do primeiro povoado da Ilha de Santo Amaro (nome européio) por Estevam da Costa e Jorge Ferreira.

 
Pousada Canto do Forte
Rua Horácio Guedes Barreiro
Praia do Tombo
Guarujá - SP
Tel: (13) 3354-2860 Fax: (13) 33544555


Hotel Litoral Sul